Respondendo ao islã

Beijar pedras e idolatria

Sam Shamoun

O Alcorão condena que se tome pedras como objetos de adoração e veneração:

Ó vós que credes! O vinho e o jogo de azar e as pedras levantadas com nome dos ídolos e as varinhas da sorte não são senão abominação: ações de Satã. Então, evitai-as na esperança de serdes bem-aventurados. S. 5:90 Nasr.

(Nota do tradutor: a parte em negrito deste verso não existe no Alcorão original. Trata-se de uma adição feita pelo tradutor, Helmi Nasr, para tornar o texto mais adequado à teologia do tradutor ou para suavizar algum tema polêmico. Essas adições constantemente aparecem em traduções do Alcorão.)

O Alcorão também registra o suposto encontro de Abraão com o seu povo sobre a questão da idolatria:

Anteriormente concedemos a Abraão a sua integridade, porque o sabíamos digno disso. Ao perguntar ao seu pai e ao seu povo: Que significam esses ídolos, aos quais vos devotais? Responderam: Encontramos nossos pais a adorá-los. Disse-lhes (Abraão): Sem dúvida que vós e os vossos pais estais em evidente erro. Inquiriram-no: Trouxeste-nos a verdade, ou tu és um dos tantos trocistas? Respondeu-lhes: Não! Vosso Senhor é o Senhor dos céus e da terra, os quais criou, e eu sou um dos testemunhadores disso. Por Deus que tenho um plano para os vossos ídolos, logo que tiverdes partido... E os reduziu a fragmentos, menos o maior deles, para que, quando voltassem, se recordassem dele. Perguntaram, então: Quem fez isto com os nossos deuses? Ele deve ser um dos iníquos. Disseram: Temos conhecimento de um jovem que falava deles. É chamado Abraão. Disseram: Trazei-o à presença do povo, para que testemunhem. Perguntaram: Foste tu, ó Abraão, quem assim fez com os nossos deuses? Respondeu: Não! Foi o maior deles. Interrogai-os, pois, se é que podem falar inteligivelmente. E confabularam, dizendo entre si: Em verdade, vós sois os injustos. Logo voltaram a cair em confusão e disseram: Tu bem sabes que eles não falam. Então, (Abraão) lhes disse: Porventura, adorareis, em vez de Deus, quem não pode beneficiar-vos ou prejudicar-vos em nada? Que vergonha para vós e para os que adorais, em vez de Deus! Não raciocinais? Disseram: Queimai-o e protegei os vossos deuses, se os puderdes (de algum modo)!S. 21?51-68

Observe este versículo específico, mais uma vez:

“Porventura, adorareis, em vez de Deus, quem não pode beneficiar-vos ou prejudicar-vos em nada?” S. 21:66

Segundo o hadith, Mohamed (Maomé) se recusou a entrar na Kaaba por causa de todos os seus ídolos:

Narrou Ibn Abbas

Quando o Apóstolo de Allah veio a Meca, ele se recusou a entrar na Kaaba com os ídolos dentro. Ele ordenou (que os ídolos fossem retirados). Assim, eles foram retirados. As pessoas tomaram as imagens de Abraão e Ismael segurando Azlams com suas mãos. O Apóstolo de Allah disse, “Que Allah amaldiçoe essas pessoas. Por Allah, tanto Abraão quanto Ismael nunca fizeram jogo de sortes com Azlams.” Então, ele entrou na Kaaba e recitou Takbir nos cantos, mas não ofereceu oração. (Sahih al-Bukhari, Volume 2, Livro 26, Número 671)

Assim, Mohamed não aplicou as injunções do Alcorão de forma consistente já que ele foi visto beijando a pedra negra da Kaaba:

Salim narrou que seu pai disse:

Eu vi Apóstolo de Allah chegar a Meca, ele primeiro beijou o canto da Pedra Negra, enquanto fazia Tawaf e fez ramal nas primeiras três voltas das sete voltas (de Tawaf). (Sahih al-Bukhari, Volume 2, Livro 26, Número 673)

Narrou Az-Zubair bin ‘Arabi:

Um homem perguntou a Ibn ‘Umar sobre tocar a Pedra Negra. Ibn ‘Umar disse, “Eu vi o Apóstolo de Allah tocando e beijando-a.” O que perguntava disse, “Mas, e se houver uma multidão (muitos à volta) em torno da Kaaba e as pessoas me impedirem, (o que devo fazer?)” Ele respondeu com raiva, “Fique no Iêmen (já que esse homem era do Iêmen). Eu vi o Apóstolo de Allah tocando e beijando-a [a pedra negra]”. (Sahih al-Bukhari, Volume 2, Livro 26, Número 680)

Este simples ato de idolatria incomodou alguns de seus próprios companheiros, como Umar bin al-Khattab:

Narrou Rabia 'bin Abis:

'Umar veio perto da Pedra Negra, beijou-a e disse: "Sem dúvida, eu sei que você é uma pedra E QUE NÃO PODE BENEFICIAR NEM PREJUDICAR NINGUÉM. Se eu não tivesse visto o beijo do Apóstolo de Allah, eu não teria te beijado". (Sahih al-Bukhari, Volume 2, Livro 26, Número 667)

Narrou Zaid bin Aslam de seu pai, que disse:

"Umar bin Al-Khattab dirigiu-se ao canto (da Pedra Negra), dizendo:" Por Deus! Eu sei que você é uma pedra e que NÃO PODE PREJUDICAR NEM BENEFICIAR. Se eu não tivesse visto o Profeta te tocar (e beijar), eu nunca teria tocado (e beijado) você. 'Então ele beijou-a e disse:' Não há nenhuma razão para que façamos Ramal (em Tawaf) exceto que queríamos nos mostrar aos pagãos, e agora Allah os destruiu. "'Umar acrescentou: "(No entanto), o Profeta fez assim e não querem deixar de fazer igual (isto é, Ramal).'" (Sahih al-Bukhari, Volume 2, Livro 26, Número 675)

Narrou Zaid bin Aslam que seu pai disse:

"Eu vi 'Umar bin Al-Khattab beijar a Pedra Negra e então ele disse (a ele)"Se eu não tivesse visto o Apóstolo de Deus beijar você, (a pedra) EU NÃO TERIA TE BEIJADO. "(Sahih al-Bukhari, Volume 2, Livro 26, Número 679)

Engraçado é que Umar, basicamente, ecoa as palavras de Sura 21:66! Assim, Mohamed não só agiu de forma inconsistente, mas também cometeu idolatria!

Para justificar a atitude idólatra de Mohamed, alguns Muçulmanos alegam que a construção da Caaba e a colocação da pedra negra foi feito por Abraão e seu filho Ismael, pois eles acreditam erroneamente que eles habitaram em Meca. A idéia aqui é que Maomé não poderia ter cometido idolatria por beijar uma pedra colocado lá pelo seu alegadamente pai Abraão sob as ordens diretas de Deus.

Há três problemas principais com esta lógica Muçulmana. Primeiro, não há nenhuma evidência de que Abraão e Ismael foram a Meca ou que eles foram os que construíram a Caaba. Além das declarações do Alcorão, os Muçulmanos são incapazes de fornecer qualquer evidência Bíblica ou pré-Islâmica para essa afirmação.

Em segundo lugar, Abraão nunca teria colocado um ídolo negro para os seus descendentes beijar, especialmente quando o mesmo Deus que falou com ele disse o seguinte a um de seus descendentes a respeito de beijar e adorar objetos visíveis:

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos". Êxodo 20:1-6

"O dia em que estiveste perante o SENHOR teu Deus em Horebe, quando o SENHOR me disse: Ajunta-me este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, e aprendê-las-ão, para me temerem todos os dias que na terra viverem, e as ensinarão a seus filhos; e vós vos chegastes, e vos pusestes ao pé do monte; e o monte ardia em fogo até ao meio dos céus, e havia trevas, e nuvens e escuridão; então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Também o SENHOR me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o SENHOR, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus". Deuteronômio 4:10-19

Na verdade, acabamos de ler acima que o Alcorão diz que Abraão teria alertado ao seu povo sobre a sua idolatria. Aqui mais uma vez:

Abraão disse: “Então, adorais, em vez de Allah, o que em nada vos beneficia nem vos prejudica?” S. 21:66

À luz dessa suposta declaração de Abraão, como se pode esperar que alguém acredite que esse patriarca colocou uma pedra negra, que não pode beneficiar nem prejudicar ninguém (nas palavras de Omar), como um objeto de veneração?

Finalmente, mesmo se aceitássemos o argumento de que Abraão realmente tenha colocado a pedra dentro do Caaba, isso ainda não justifica o que Mohamed fez. Afinal, a própria Bíblia mostra o que acontece quando as pessoas começam a venerar um objeto que Deus ordenou que fosse construído. Deus deu a Moisés a ordem para formar uma serpente de bronze:

“Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia”.  Números 21:4-9

Quando o povo de Israel começou a venerar este objeto Deus usou o rei justo Ezequias para destruí-lo:

"E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã." 2 Reis 18:1-4

Assim, só porque Mohamed pode ter erroneamente acreditado que Abraão tinha colocado a pedra negra na Caaba, ele ainda não tinha o direito de beijá-la e, assim, transformá-la em um objeto de idolatria.

Tal como estão, as provas mostram claramente que Mohamed expressamente violou o ensino Bíblico sobre ídolos e imagens, bem como os ensinamentos de seu próprio livro do Alcorão.


This article is a translation of "Stone Kissing and Idolatry" - original

Este artigo é uma tradução de "Stone Kissing and Idolatry" - original


Voltar para a página principal

Back to English Version

Palavras-chave

Mohamed, Maomé, Muhamed, Mohammed, Islã, Islam, Alcorão, Al-Corão, Quran, Korão, Al-Korão, hadith, hadice, sharia, tafsir, islamismo.

Contato